X

Contato

X

Orçamento

Home Quem Somos Serviços Blog Orçamento Contato

BLOG

Mas afinal, o que uma administradora de condomínios faz?
13/04/2017
Mas afinal, o que uma administradora de condomínios faz?

Seu apartamento finalmente ficou pronto! Você é convocado para a primeira reunião de moradores e alguém sugere a contratação de uma administradora para o prédio. Daí você se pergunta: “Será que é necessário? Não basta apenas somar o valor das despesas do condomínio e dividir pela quantidade de apartamentos?”. A gente garante que não é tão simples assim. Vamos explicar para você (resumidamente, claro) o que uma administradora de condomínios faz e qual a importância de contar com uma empresa séria e comprometida para exercer essa missão. 

Assessoria Administrativa

A administradora auxilia nas questões que envolvem o dia a dia do síndico, resolvendo problemas, conflitos, aplicando advertências e multas. Ela é um suporte para o síndico, esclarece dúvidas e está sempre a postos para ajudar quando acontecem imprevistos. Atividades que compõe a assessoria administrativa: 

- Reuniões com o corpo diretivo do condomínio;

- Auxílio na produção de comunicados;

- Participação em assembleias;

- Elaboração e registros de atas;

- Auxílio na prestação de contas em assembleias;

- Suporte na elaboração e aprovação de previsão orçamentária;

- Visita semanal ao síndico para auxiliar nos trabalhos internos do condomínio.

Assessoria Financeira

Esse serviço oferecido pela administradora é extremamente importante para que o síndico, quando for prestar contas na assembleia geral, demonstre de forma transparente toda a prestação de contas do prédio. Caso o síndico não tenha todos os documentos bem organizados pode facilmente se perder, mas se ele contar com uma boa administradora não precisará ter essa preocupação e os condôminos também se sentirão mais seguros com relação a saúde financeira do condomínio. Itens que englobam a assessoria financeira:  

- Rateio das despesas; 

- Geração e emissão dos boletos de condomínio;

- Baixa dos pagamentos; 

- Acompanhamento da inadimplência;

- Cobrança dos devedores; 

- Pagamento de contas;

- Elaboração de balancete mensal;

- Controle e emissão de impostos.

Assessoria Jurídica

Quais as piores coisas que podem acontecer dentro de um condomínio? Ele receber um processo judicial ou ele ter que entrar com um processo judicial. Uma administradora de confiança irá tomar todo cuidado necessário para que essas duas situações não aconteçam. Ela vai se preocupar e pensar na melhor forma do condomínio se resguardar de qualquer problema judicial, garantindo que todas as documentações formais para que o síndico e os demais condôminos estejam protegidos sejam feitas. Itens que compõe a assessoria jurídica:

- Assessoria ao síndico em todas as questões do condomínio incluindo jurídicas, obrigações legais, de planejamento, de organização e de convivência;

- Revisão de contratos;

- Advogado à disposição para tirar dúvidas do síndico e demais condôminos;

- Participação do advogado em reuniões do condomínio para esclarecimentos aos condôminos.

Viu só a importância e a quantidade de atribuições de uma administradora de condomínios? Na hora de escolher a administradora para o seu prédio certifique-se que ela oferece essas três assessorias: administrativa, financeira e jurídica. Fique atento, pois algumas administradoras realizam somente a parte contábil, que é a emissão de boletos e balancete, o que não é suficiente para cumprir todas as obrigações que o condomínio possui.  Contrate uma administradora que tem experiência com as questões rotineiras de um condomínio, pois essas serão as principais dificuldades de um síndico. Por fim, outro ponto importante é buscar uma administradora que tenha um sistema online, deixando o trabalho do síndico ainda mais transparente ao qual todos os condôminos tenham acesso, o que irá facilitar e agilizar a comunicação de todos os moradores do condomínio. Com isso, você só precisará se preocupar em curtir seu apê e todos os benefícios de morar em um condomínio!  

Comentários

Deixe um comentário

Newsletter